O que gostaria de encontrar?

Dicas para escolher um curso no Sisu

segunda-feira, 8 de junho de 2015







Seguem algumas dicas que eu acredito que possam ajudar você na escolha de suas duas opções de curso no Sisu.

1. A primeira opção é o curso da sua vida

Na escolha de sua primeira opção de curso, procure colocar um curso que você realmente goste e esteja disposto a fazer, pois suas chances de aprovação são maiores, tendo em vista que na segunda opção não é possível participar da lista de espera. Assim, é importante que a primeira opção seja o curso que você realmente quer e a segunda opção um curso que você aceitaria fazer e que desse para você ser aprovado.

2. Analise as notas de corte todos os dias´

É muito importante que você visualize a nota de corte todos os dias, especialmente se sua nota do ENEM não foi das melhores. As notas de corte são divulgadas às 2:00 (muitas vezes, a partir de 00:30 já é possível visualizar), durante o período de inscrições. Ela é a nota do último candidato classificado naquela opção de curso. Por exemplo:
Se um curso tem 100 vagas e a nota de corte é 690,15, isso significa que o candidato de número 100 obteve média no Enem igual a 690,15. Se você estiver muito abaixo da nota de corte é aconselhável trocar sua opção de curso para uma outra universidade, ainda que não seja na sua cidade. Mas lembre-se, use o bom senso. De nada adianta você se inscrever num curso em outra cidade, se você não possui, realmente, condições de ir.

3. Observe o peso dado a cada área

No Sisu, cada universidade atribui pesos que julgam necessários num determinado curso. Então, é muito comum que sua nota varie de acordo com o curso que você se inscreveu. Priorize as universidades que dão peso maior a área que você obteve nota maior no ENEM. Lembrando sempre, coloque um curso que você irá cursar, se aprovado.

4. Analise a sua colocação 

Assim como as nota de corte, todos os dias será divulgada a sua classificação parcial. É interessante manter-se na opção escolhida se você está classificado até o dobro da quantidade de vagas. Por exemplo: Se um curso possui 100 vagas e você está na posição 150, mesmo que não classificado na Primeira Chamada, ainda há chances de você ser contemplado nas vagas remanescentes das Listas de Espera. Se você por exemplo está na posição 210, suas chances de passar são mínimas, umas vez que para que você seja contemplado seria necessário que nenhuma das 100 pessoas aprovadas se matriculasse. 

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário abaixo:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

 
Copyright © 2016. Acima da nota de corte.
Design by João Vitor Correia. Published by Acima da Nota de Corte.
Creative Commons License